Consumo e produção responsáveis
Voltar ao início

Consumo e produção responsáveis

Escrito por: Prof. Dr. Marcelo Langer, Especialista em Desenvolvimento Sustentável

Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

Um dos grandes objetivos da ONU, estabelecido neste ODS 12, é orientar organizações e cidadãos do mundo a adotarem práticas de vida mais sustentáveis, inclusivas, de menor carbono, de menor consumo de recursos naturais e também mais responsáveis. 

O Sicredi faz parte do PACTO GLOBAL da ONU desde 2020. Por isso, tem institucionalizado Comitês de Sustentabilidades nas cooperativas, incentivado a construção de parcerias para a melhor gestão de seus resíduos sólidos e buscado novas soluções gerenciais. Tudo isso, para tornar-se cada dia mais alinhado aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

O Sicredi assumiu compromissos com seus parceiros, cooperativas, cooperados e principalmente com as sociedades e comunidades onde atua.  Com práticas de gestão inovadoras baseadas na transparência de suas decisões, e na participação ativa e empoderada de todos os seus cooperados, vem construindo um modelo de governança alinhado aos princípios da Agenda 2030 e seus ODS. 

Com postura e comportamento sério e respeitando seus compromissos de melhorar continuamente suas práticas de gestão, o Sicredi vem aprendendo dia após dia através de diálogos positivos com sua gente. Desse modo consolida ações diversificadas em várias áreas do desenvolvimento sustentável, mesmo em áreas onde suas atuações são indiretas, pois acredita na sua função transformadora e de apoio para a construção de sociedades mais justas, economicamente eficazes e ambientalmente adequadas.

Com esses objetivos, o Sicredi desenvolve operações de menor impacto ambiental e social, elabora, e coloca à disposição de todos, produtos que promovem o uso de tecnologias e inovações mais verdes, como linhas de créditos especiais para a implantação de processos produtivos sustentáveis. Além disso, incentiva práticas empreendedoras de reciclagem e produção a partir de materiais de descarte.

O Sicredi trabalha para se tornar mais positivo para a sociedade, buscando engajar a população em práticas sustentáveis por meio de treinamentos, oficinas de capacitação, cursos de formação, e ações conjuntas em parceria com todos.

Além das práticas de redução de suas emissões e pegadas ambientais, o Sicredi desde 2015 vem elaborando o seu inventário de GEE, o que lhe permite conhecer melhor suas emissões e investir em ações de neutralização de carbono, tornando-o uma Organização Neutra. 

O Sicredi quer mais, quer ir além e para isso conta com você. Faça parte de nossa família, venha somar suas ideias e desejos aos nossos. Com práticas mais coerentes, produtos de menor impacto socioambiental e com o seu apoio, o Sicredi quer fazer mais! Quer ir mais longe e ser mais positivo! 

A cada novo dia, o Sicredi quer oferecer produtos mais sustentáveis quer ser um sistema mais responsável para a natureza e para a humanidade. Com sua participação aprenderemos continuamente a sermos melhores e mais positivos para o Mundo. 

Venha ser Sicredi.