Paz, justiça e instituições fortes
Voltar ao início

Paz, justiça e instituições fortes

Escrito por: Prof. Dr. Marcelo Langer, Especialista em Desenvolvimento Sustentável

Registram-se ao longo da história, milhares de conflitos por domínio territorial e seus valores em recursos naturais, suas posições estratégicas de domínio e comércio de produtos, razões de cunho religioso, cultural, políticos, econômicos etc. Estes conflitos causaram bilhões de perdas, tanto em relação a vidas humanas, quanto a danos ambientais, sociais, étnicos, culturais e econômicos, e aconteceram centenas de desastres ambientais nesse período.

Reverter esse caminho de destruição é um objetivo antigo da ONU. É possível dizer, inclusive, que essa é a razão da existência da ONU: assegurar a paz mundial para o desenvolvimento pacífico, equânime de todas as Nações e de todos os seus povos e pessoas.

No próximo 28 de dezembro o Sicredi completará 120 anos. Uma história de ação, apoio, construção socioeconômica, financiamentos, incentivo e de confiança nas sociedades e comunidades. Além de, é claro, proximidade com as pessoas, sejam elas seus cooperados ou não. Atuando de forma conjunta, o Sicredi estabeleceu relações duradouras com seus colaboradores, cooperativas associadas, cooperados e todos os atores sociais que procuraram por seu apoio institucional.

O Sicredi e seu modelo de gestão e operação integrado, participativo, transparente, com empoderamento de todas as pessoas envolvidas, tornou-se um modelo de governança sólida, eficaz e sustentável. Mas seu modelo evoluiu ao longo desses quase 120 anos. Amadureceu, mudou e sobreviveu a muitos eventos políticos sociais e econômicos.

Como primeiro sistema de cooperativa de crédito a ser estabelecido no Brasil, na cidade de Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul, esteve sempre à frente do seu tempo, com uma atitude proativa e direcionada ao bem maior do seu cooperado. Em 1995, o Sicredi se tornou o primeiro Banco Cooperativo, iniciando suas atividades em 1996.

O sistema Sicredi em si é uma proposta promotora da paz, da justiça e da construção de instituições cooperativas fortes e sólidas. Além disso, promove o desenvolvimento de sociedades mais justas e benéficas a seus cidadãos. Por meio de seu modelo de negócio, o Sicredi evoluiu seu pensamento em governança e gestão profissionalizada de suas operações financeiras, sem deixar de garantir a liquidez e os rendimentos e ganhos esperados por seus associados.

Ao estabelecer a Fundação Sicredi e todos os seus programas, projetos e ações voltados ao fortalecimento de suas funções socioambientais, o Sicredi se tornou um agente transformador da realidade nas comunidades em que está inserido.

Com o Programa Crescer, o Sicredi, por meio da educação, promove aos seus cooperados, não-cooperados, comunidades e sociedades a consolidação de condições de crescimento e desenvolvimento justo a todos, fortalecendo a união, a cooperação e a paz entre as pessoas.

Em seu Programa Pertencer, o Sicredi assume seu papel de ator ativo na promoção do sentimento de pertencimento das pessoas. Pois sociedades em que as pessoas são conhecedoras de seus deveres e direitos, se tornam mais coesas e fortes para a construção de justiças sociais e seu desenvolvimento sustentável.

Em todos os seus espaços e momentos o Sicredi promove a participação livre de seus cooperados, que podem participar de assembleias, comitês, programas, projetos e ações conjuntas com a equipe gestora do Sicredi. Com o objetivo da participação pacífica e construtivista de todos, são realizadas atividades em que todos têm poder de voz, de expressão e de questionamentos sobre todas as decisões da cooperativa.

O Sicredi assume compromissos com o Desenvolvimento Sustentável, com o Pacto Global e com a Agenda 2030. Para assim, assegurar que seu crescimento seja principalmente o crescimento e o desenvolvimento sustentável de toda a sua gente e que os sistemas de gestão e operação das suas atividades estejam sempre alinhados e atendendo aos seus princípios de responsabilidade social, econômica e ambiental.

O Sicredi quer continuar promovendo o crescimento sustentável de todos os seus envolvidos. Para isso, convida a todos os cidadãos das regiões onde atua ou em outras cidades, que venham construir e somar juntos.

Venha construir um mundo melhor, mais justo, mais participativo. Venha dar as mãos ao Sicredi e ser um agente social ativo pela paz, justiça, segurança social, respeito ambiental e crescimento econômico eficaz. Juntos chegaremos mais longe, juntos chegaremos melhor.