Vida terrestre
Voltar ao início

Vida terrestre

Escrito por: Prof. Dr. Marcelo Langer, Especialista em Desenvolvimento Sustentável

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

 

No nosso planeta, cerca de 3,99 bilhões de Km² são cobertos por florestas ou formas de vegetação que compõem biomas locais específicos com alta biodiversidade, e cerca de 1.358.099.876 km³ são cobertos por água. Tudo isso, forma ecossistemas próprios com espécies de fauna e flora específicas e bastante sensíveis às suas condições ambientais.

As ações humanas mal planejadas para ocupação dos espaços territoriais e desenvolvimento de suas atividades em solo e água já determinaram a perda de 60% das espécies do nosso planeta. Há uma estimativa de que no mundo existam ainda cerca de 8,7 milhões de espécies de vida, incluindo fauna e flora, contudo, muitas ainda não foram identificadas.

Aproximadamente 60% da superfície territorial brasileira ainda é coberta por ecossistemas naturais, porém, essa porcentagem não é igual a todas as regiões brasileiras. No Brasil, as taxas de desmatamento e de grandes incêndios vêm aumentando nos últimos anos, no entanto, esses números podem ser revertidos, possibilitando a reintrodução das atividades agrossilviculturais produtivas para a geração de alimentos, fibras e energia. 

O Sicredi trabalha muito próximo dos seus associados, ouvindo seus desejos, entendendo suas necessidades e fortalecendo suas condições econômicas. As cooperativas atuam como agentes financeiros de projetos de desenvolvimento sustentável. Por isso, impulsionam negócios mais verdes, de menor carbono, de menor impacto socioambiental negativo e com o menor uso de recursos naturais, reduzindo a sua pegada ambiental. 

São realizadas também ações de voluntariado que ajudam na proteção de nascentes, na limpeza de rios, no plantio de árvores, na organização do espaço construído, na geração de energias limpas e na recuperação de áreas degradadas. Além disso, são feitas atividades que promovem a percepção e a sensibilização humana para uma nova forma de crescimento econômico. 

Porém, o Sicredi sabe que os resultados só serão efetivos se toda a população estiver engajada. Por isso, é tão importante sensibilizar os cidadãos e alinhar todas as atividades aos princípios, objetivos e metas do Desenvolvimento Sustentável. 

Por essas razões e sabendo que é necessário agir imediatamente, o Sicredi convida a você e a toda a sociedade para virem juntos nessa caminhada. Embarque nesse novo modelo de desenvolvimento econômico que, associado à justiça e inclusão social, é capaz de promover ações ambientais equilibradas, corretas, de baixo impacto ambiental e economicamente eficazes.

Venha conhecer nossos programas e nossas ações para a construção de uma sociedade melhor, mais humana e mais verde. Venha fazer parte do Sicredi, uma instituição que assume seu papel estratégico para o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua.

Venha nos ajudar. Traga sua ideia, traga seu projeto e, juntos, vamos desenvolver um caminho diferente rumo ao Desenvolvimento Sustentável de todos.