Energia limpa e acessível
Voltar ao início

Energia limpa e acessível

Escrito por: Prof. Dr. Marcelo Langer, Especialista em Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.

O propósito deste ODS é estabelecer esforços coletivos para levar energia limpa e barata a toda a população mundial. Ou seja, criar sistemas de geração de “Energias de Baixo Carbono”. É um objetivo muito importante visto que, só no Brasil, em torno de 1 milhão de pessoas não têm acesso à nenhuma forma de energia.

O homem descobriu que existem várias fontes de energia e que seus usos são diversos e essenciais para o ótimo desenvolvimento humano. Em termos gerais, as energias são agrupadas em não-renováveis e renováveis. As não-renováveis podem ser oriundas de fontes fósseis, o petróleo e seus derivados, como diesel, gasolina, querosene, gás; e a nuclear. Na categoria das renováveis estão, as energias hídricas (hidroelétrica, marés, ondas e correntes marinhas), solar (painéis solares e fotovoltaicos), eólica, biomassa (vegetal e animal), geotérmica (calor da terra), decomposição da matéria orgânica que geram chorume (líquidos), gases e massas de aterros e lixões etc.).

O consumo de todas as formas de energia gera diversos impactos positivos e negativos. O consumo de energias não-renováveis, especificamente, produz gases de efeito estufa (GEE), que são um dos fatores precursores das mudanças climáticas globais e, por isso, as energias não-renováveis são ditas sujas, ou de alto carbono. Já as energias renováveis são ditas limpas ou de baixo carbono

O mesmo homem que vem interferindo negativamente, vem inovando as tecnologias de geração e uso energético. Isso através de sistemas tecnológicos de baixo consumo, do uso de energias de baixo carbono, e das  mudanças nos padrões de cultivo, produção, industrialização, construção civil e comportamentos do dia a dia. Assim, vem-se ampliando a matriz energética mundial de baixo carbono, tanto para geração de energia elétrica como para geração e uso de energias mecânicas e térmicas, inclusive de transporte individual e coletivo.

O Sicredi sabe que é muito importante estabelecer programas de consumo consciente de energia. Por isso, atua na redução do seu consumo de energia elétrica e de energia para transportes nas atividades de suas cooperativas. Assim, vem implantando programas de eficiência energética em todas as suas agências e postos de atendimento. 

Para incentivar a geração e o uso de energias de baixo carbono, o Sicredi criou linhas de apoio à geração e ao consumo de energias renováveis de baixo carbono. Isso, através da implantação de sistemas tecnológicos mais eficientes, da redução do consumo de energias não-renováveis e também das renováveis.

Por meio das suas linhas de apoio ao investimento em energias de baixo carbono, o Sicredi desenvolve projetos de geração de energias solares fotovoltaicas, além de outras inovações em sistemas e tecnologias para a gestão e redução do consumo energético. Essas ações possibilitam que seus colaboradores, cooperativas e cooperados aumentem o consumo de energias renováveis e de baixo carbono. Assim, mudando as matrizes energéticas de suas cadeias produtivas pelo uso de energias geradas em suas próprias propriedades e reduzindo as emissões de GEE. Além de diminuir seus custos com energia em mais de 90%.

Por meio dessas atividades, o Sicredi e suas cooperativas estão constantemente buscando instruir e incentivar a redução de custos de energia. Tudo isso, através da redução do consumo de fontes não-renováveis, do emprego de sistemas e modelos construtivos de baixo consumo energético e do uso de tecnologias de baixo carbono. Assim, é possível fomentar as práticas de redução de GEE.  

Venha conhecer as práticas energéticas sustentáveis do Sicredi. Venha saber como se beneficiar de sistemas de geração de energias de baixo carbono e baixo custo, inclusive como acessar às linhas de crédito e financiamento para a geração da sua própria energia. Venha saber como reduzir seus custos em energia. 

O Sicredi te espera com energia disponível, acessível e limpa de baixo carbono!