Cidades e comunidades sustentáveis
Voltar ao início

Cidades e comunidades sustentáveis

Escrito por: Prof. Dr. Marcelo Langer, Especialista em Desenvolvimento Sustentável

Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Neste ODS são apresentados pontos de atuação de governo que podem contribuir para a construção e governança de cidades humanas e sustentáveis. Ele busca orientar cidadãos e governos sobre como atuar para que as cidades sejam, além de espaços individuais e coletivos, fontes de crescimento e desenvolvimento das atividades humanas e produtivas, além de espaços de bem-estar, segurança e saúde mental, física e psicológica para todos os seus residentes.

As cidades são extensões de nossos lares, nos acolhem e nos provêm as condições básicas e necessárias para o desenvolvimento de nossas vidas, além da realização satisfatória das nossas atividades. 

O Sicredi está presente em mais de 1.600 cidades brasileiras, com mais de 2.200 postos de atendimento distribuídos entre mais de 100 cooperativas. Além disso, em mais de 200 municípios brasileiros, o Sicredi é a única organização de apoio financeiro à população. 

O Sicredi não desenvolve somente atividades financeiras, ele atua em conjunto com toda a população, organizando atividades de desenvolvimento humano, social e ambiental, realizando ações para a capacitação dos seus cooperados e da comunidade em geral. Suas ações incluem práticas de inclusão social de mulheres, meninas e jovens em geral para o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, promovendo-lhes os sentimentos de pertencimento e de poder de transformação de suas realidades. 

Com treinamentos, palestras e diálogos individuais, o Sicredi atua educando seus cooperados, tanto para a gestão financeira dos seus recursos, como para o desenvolvimento individual. Promovendo assim, maior facilidade de acesso ao mercado de trabalho.

E mais importante: o Sicredi além de estimular o desenvolvimento individual e coletivo, oferece serviços de apoio financeiro e técnico acessíveis a cada realidade pessoal. Desta forma, assumindo parcerias para assegurar a concretização dos ideais que transmite.

Por meio das soluções econômicas que oferece a seus cooperados, das atividade para a redução de impactos sociais e ambientais e das suas práticas comunitárias, com cooperados e não cooperados, o Sicredi promove a inclusão social e mantém seu objetivo de gerar cidades com melhor qualidade de vida e melhores índices de desenvolvimento humano e ambiental. 

Por entender que sua função social e ambiental vai muito além dos serviços de apoio e solução financeira, o Sicredi atua de forma contínua e constante no apoio à transformação digital de cidades, com serviços de apoio financeiros às empresas de diferentes portes e necessidades. 

O Sicredi entende que sua função social e ambiental vai muito além dos serviços de apoio e solução financeira. Por isso, atua de forma contínua e constante para proporcionar a transformação digital de cidades, através de serviços de apoio financeiro a empresas de diferentes portes e necessidades.

O Sicredi oferece soluções baseadas no conceito de baixo carbono, auxiliando organizações que desejem adotar novas rotas tecnológicas. Rotas essas, mais eficientes no consumo de energia e alinhadas aos princípios de soluções verdes. 

O Sicredi e suas cooperativas assumem um papel de agentes transformadores, construindo cidades mais inclusivas, inovadoras, com maior capacidade tecnológica, mais sustentáveis e mais humanas. Mas reconhecem que o sucesso de suas ações de contribuição para a construção de cidades melhores depende da participação de todos, e por isso, convida toda a população a engajar-se nas suas atividades, a se tornar um parceiro Sicredi, pois somente com a união e sua força, é que o Desenvolvimento Sustentável estará garantido. 

Venha com o Sicredi construir cidades melhores, mais capazes, mais fortes e mais positivas para o homem e o meio ambiente.