Ação contra a mudança global do clima
Voltar ao início

Ação contra a mudança global do clima

Escrito por: Prof. Dr. Marcelo Langer, Especialista em Desenvolvimento Sustentável

Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Neste ODS são tratados os fatores que causam a mudança climática global, que é um tema que vem sendo discutido há muitos anos. Vários fatores contribuem para as mudanças climáticas, os principais deles são as emissões de gases de efeito estufa (GEE), vindas do uso de combustíveis fósseis como petróleo, diesel, gasolina, além do desmatamento e da degradação ambiental por sistemas produtivos.

Os esforços para combater mudanças climáticas estão associados a outros esforços mundiais de combate à degradação ambiental, tais quais a poluição das águas, dos solos e da atmosfera, a destruição dos recursos naturais e a perda da biodiversidade planetária. Padrões esses que os comportamentos humanos vêm determinando. 

O Sicredi sabe que as ações para o controle das mudanças climáticas só serão eficazes quando todos estiverem sensibilizados e motivados a conduzirem suas vidas de forma diferente. Por isso, estabelece ações de dentro para fora, assumindo a responsabilidade de desenvolver práticas sustentáveis. Hoje já faz parte do Pacto Global para o desenvolvimento sustentável, que incluiu em seus compromissos e responsabilidades, o esforço e engajamento de todo o seu time em boas práticas socioambientais.

As cooperativas do Sicredi por meio de ações conjuntas com escolas, comunidades locais, produtores rurais, colaboradores e cooperados, vêm promovendo atividades educativas para o combate às mudanças climáticas. Entre as atividades, estão a recuperação de áreas degradadas, a limpeza ambiental de áreas urbanas e rurais, a limpeza de rios, a redução de resíduos nos ambientes de trabalho, nas cidades e no campo.

Suas ações incluem a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), o sequestro de dióxido de carbono (CO2) e sua fixação por meio de plantio de árvores para a conservação da natureza. 

Como as atividades de plantio de árvores e distribuição de sementes de espécies florestais realizadas em várias cidades brasileiras. Essas ações das cooperativas do Sicredi tiveram objetivo de sensibilizar alunos, professores e cidadãos sobre a importância da preservação das árvores para o combate às mudanças climáticas. Nessas atividades, os alunos entendem a necessidade de replantar árvores para recuperar os valores ambientais da natureza local.

Ao longo desses anos o Sicredi em conjunto com governos, órgãos públicos, escolas parceiras, proprietários rurais e outros, já plantou muitas árvores, recuperou áreas degradadas e restabeleceu a cobertura vegetal. Atitudes essas que são fundamentais para o combate às mudanças climáticas. Pois, além de reduzir mudanças climáticas, preservam a biodiversidade local e do planeta, o fornecimento de água para as atividades humanas, a conservação de solos, e ainda mantém a produtividade local das plantações e áreas de pastagem.

As decisões do Sicredi em prol do desenvolvimento sustentável causam efeitos positivos não só ao Sicredi, mas a todos os seus atores sociais, cidades e locais onde está presente.

Além dos benefícios e impactos positivos ao ser humano e ao meio ambiente, combater as mudanças climáticas podem gerar créditos de carbono. Mas isso é assunto para nosso próximo material.

Venha conosco combater, em conjunto, as mudanças climáticas para construirmos oportunidades positivas para todos.