Load Carregando
Smurf
Smurf
Smurf
Smurf
Voltar ao início

Parcerias e meios de implementação

Descrição: Descubra como o Sicredi contribui para parcerias e meios de implementação através do Programa A União Faz a Vida e de outras iniciativas.

vídeo thumb
vídeo thumb
vídeo thumb

Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

A associatividade é uma forma ampla e forte de exemplo de formação de parceria, “proporciona uma união capaz de fazer os empresários e demais stakeholders pensar coletivamente e permite a troca de experiências que os faz crescer conjuntamente” (FEBRAFAR, 2022), pois une atores de diversas atividades econômicas, produtivas, sociais e políticas em prol de um objetivo comum. 

E no cooperativismo, outra forma de parceria, tem-se o estabelecimento de um movimento econômico e social, entre pessoas, baseado na cooperação e participação dos associados, nas atividades econômicas com o objetivo de atingir o bem comum e promover uma reforma social, política e econômica nos sistemas econômicos convencionais.

O Sicredi por meio de seus princípios básicos de cooperativismo e associativismo, busca integrar cooperativas, colaboradores, cooperados, comunidades, cidades, governos e suas populações em um objetivo maior do que o econômico. Tem como objetivo principal desenvolver sua gente e seus negócios de forma sustentável, sistêmica e contínua, além de assegurar a sua contribuição positiva para o desenvolvimento sustentável das cidades onde atua.

Assumir esse desafio de garantir a sustentabilidade de seu papel como facilitador e provedor de recursos econômicos, linhas de financiamento, créditos, atividades integradoras, programas de capacitação e formação de empreendedores e apoiador ativo de negócios sustentáveis para todas as suas cooperativas e associados, em conjunto com a valorização do seu papel transformador de realidades brasileiras, tem sido um feito que muito orgulha o Sicredi e todos os seus colaboradores.

E o Sicredi vem desempenhando com muito esforço, honra e satisfação dos resultados alcançados. Nos últimos anos o Sicredi além de beneficiar e contribuir para o crescimento econômico de mais de 5,5 milhões de associados, seus mais de 30 mil colaboradores distribuídos em mais de 2.200 postos de atendimentos em mais de 1.600 municípios brasileiros e formado por mais de 100 cooperativas, é um exemplo real de aplicação deste ODS 17. Pois, em 1902, quando produtores da cidade de Nova Petrópolis no RS se reuniram para a sua formação, surgiu ali um modelo de meio de implantação do Desenvolvimento Sustentável.

Ao longo desse tempo, muitas foram as lições aprendidas pelo Sicredi, contudo, muitos ensinamentos e conhecimentos foram construídos em parcerias com vários atores sociais representantes da sociedade, comunidades étnicas locais, cooperados, escolas, universidades, governos, empresas, organizações sem fim lucrativos etc., resultando no aculturamento de empresários de diversos tamanhos e atividades, que com perfil associativista têm vivenciado ganhos significativos referentes à cultura empreendedora.

São muitos os resultados que podem ser relacionados neste documento, pois a formação de parcerias para a edificação de estruturas de transferência de conhecimentos, informação e capacidades individuais e coletivas e a constituição de meios de implementação de negócios sustentáveis e projetos ambientais, sociais e econômicos, sempre foi o compasso de orientação dos negócios do Sicredi e são marcos concretos de parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O Projeto a União Faz a Vida (PUFV), um modelo inovador de educação e principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, além dos seus inúmeros resultados positivos obtidos na educação, no território nacional, expandiu as fronteiras desse programa e o levou ao Haiti. Porém, o PUFV oferece mais! O PUFV propicia a capacitação de professores e colaboradores do sistema educacional Haitiano, gera engajamento comunitário e ensino dos princípios de cidadania, cooperação e solidariedade às crianças e jovens daquele país.

Outros exemplos resultantes dessas parcerias e ações conjuntas para o Desenvolvimento Sustentável vem dos mutirões para recuperação e proteção ambiental, capacitação de lideranças e empreendedores, treinamentos de habilidades financeiras para micro e pequenos empresários, atividades conjuntas para combater a fome, geração de energias de baixo carbono, melhoria da gestão dos recursos naturais, a pobreza, as mudanças climáticas, a recuperação de áreas degradadas etc.

Também é importante destacar o papel primordial que o Sicredi realiza com a oferta de linhas especiais de crédito e financiamento de ideias inovadoras, expansão de negócios para aumentar seu poder de entrada em diferentes mercados nacionais e internacionais.

Por meio do conjunto total dessas ações, o Sicredi tem gerado emprego, trabalho, renda, impostos, educação, recursos para pessoas físicas, empresas e governos, bem como trabalhando com afinco nas questões ambientais de seu entorno e dos ambientes internos de suas agências, unidades administrativas e postos de atendimento. 

E não para por aí, o Sicredi em seu compromisso com o Pacto Global para o desenvolvimento sustentável, assumiu a responsabilidade de manter suas práticas para qualidade de vida e o bem-estar humano, preservação da natureza, combate às mudanças climáticas, degradação ambiental, perda da biodiversidade, fome, miséria, pobreza e a promoção do valor humano em todas as suas áreas de operação, atividades e parcerias.

Associe-se ao Sicredi, venha construir novas parcerias, venha fazer parte desse movimento Sicredi para o Desenvolvimento Sustentável, venha ajudar a transformar realidades com responsabilidade social e ambiental e crescimento econômico positivo.


Veja também

Indústria, inovação e infraestrutura

Indústria, inovação e infraestrutura

Descubra como o Sicredi contribui para indústria, inovação e infraestrutura fornecendo linhas de crédito para empresas que promovem de forma inovadora o desenvolvimento local.

Saiba mais
Educação de qualidade

Educação de qualidade

Descubra como o Sicredi contribui para promover educação inclusiva e de qualidade.

Saiba mais
O ESG e o Cooperativismo de crédito

O ESG e o Cooperativismo de crédito

Descubra como o Sicredi contribui para o trabalho decente o crescimento econômico.

Saiba mais