Load Carregando
Smurf
Smurf
Smurf
Smurf
Voltar ao início

Redução das desigualdades

Descubra como o Sicredi contribui para redução das desigualdades através de projetos que proporcionam a capacitação e a formação de micro e pequenos empresários.

vídeo thumb
vídeo thumb
vídeo thumb
vídeo thumb
vídeo thumb
vídeo thumb
vídeo thumb

Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

Os recursos econômicos mundiais são suficientes para sustentar a vida de toda a população mundial, porém, a sua distribuição desproporcional determina os estágios de desigualdade socioeconômica mundial e compromete a sustentabilidade da vida no nosso planeta.

De acordo com o World Inequality Lab (2021) a concentração da riqueza chegou a uma cota “extrema”, porque os 10% mais poderosos já possuem três quartos (75%) de todo o patrimônio mundial e “esse processo de desigualdade de rendas e riqueza, que se agravou como resultado da onda de políticas desreguladoras e privatizadoras dos anos oitenta”. E no período da pandemia essa distribuição desequilibrada se intensificou: “a covid-19 amplificou o fenômeno da ascensão dos multimilionários e deixou mais pobreza”. 

Mas para tratar e combater a desigualdade social e econômica brasileira e mundial é preciso entender suas causas. De acordo com ONU (2015), a desigualdade mundial acontece devido ao modelo econômico empregado no mundo todo, o modelo de economia linear, marrom, exclusivo, de alto impacto e alto carbono. E por isso naquele ano, a ONU chamou a atenção para a necessidade de adoção de um modelo econômico novo, o sistema econômico circular, verde, inclusivo e de baixo carbono. A esse conceito de sistema econômico é necessário ainda adicionar duas características: mínimo uso dos recursos naturais e baixo impacto socioambiental. 

Assim, para o combate e redução das desigualdades brasileiras e mundiais é preciso mudar o padrão da economia mundial, com adoção de práticas de economia circular, bioeconomia, economia criativa; de respeito ao meio ambiente, baixa degradação da natureza, redução de resíduos; de inclusão social de todas as pessoas a todos os serviços e oportunidades de emprego e renda; com sistemas produtivos de baixa emissão de carbono em todo o ciclo de vida dos produtos e dos serviços; uso mínimo de novos recursos naturais, promovendo a reciclagem, o reuso e a recuperação das matérias-primas e energia dos produtos já consumidos; e, que garanta o menor impacto ambiental negativo, menor perda da biodiversidade e menor dano à saúde e ao bem-estar humano.

O Sicredi além de oferecer sistemas de apoio financeiro de forma igual e equânime para atender as necessidades particulares de cada associado,  também se preocupa com a construção e o desenvolvimento dos sonhos de cada um dos seus associados. Para isso, realiza orientação personalizada da gestão econômica eficaz dos recursos financeiros, oficinas de capacitação e formação técnica, educação administrativa e gerencial para micro e pequenos empreendedores, e outros programas de acordo com a demanda e necessidade de sua gente, na organização de seus negócios e a expansão de suas rendas familiares.

São programas e projetos que fortalecem a economia local, a participação inclusiva de pessoas até então excluídas do sistema econômico linear convencional (business as usual) e que agora são provedoras de valor social, ambiental e econômico aos municípios onde residem e desenvolvem suas vidas, gerando um modelo econômico inclusivo.

Adicionalmente à sua política organizacional de inclusão e acessibilidade à suas agências, atividades e programas de apoio financeiro e econômico, o Sicredi apoia iniciativas de empreendedores locais que buscam gerar soluções para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas com deficiências (PcD), incentiva a formação de líderes jovens e mulheres, buscando promover-lhes conhecimento, capacitação e poder de decisão, execução e participação socioambiental ativa, com capacidade de transformação de realidades e redução das desigualdades locais.

Por meio de seu programa de voluntariado, o Sicredi realiza ações de efeito imediato para a redução das desigualdades nas comunidades e localidades onde atua, seja junto a seus cooperados, seja para qualquer outro ator social representante dessas sociedades. 

As atividades do Sicredi são estruturadas nos princípios da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável e por isso asseguram um caminhar seguro e positivo em todas as cidades e sociedades onde ele está inserido. Por isso, suas atividades estão sempre promovendo a participação pública, inclusiva e transparente da população, e as preocupações de melhoria do meio ambiente, recuperação, preservação, conservação do meio ambiente, marca reconhecida por sua gente.

Venha com a equipe Sicredi reduzir a desigualdade socioeconômica da sua comunidade. Junte-se a nós neste mutirão do bem e da melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias e pessoas.


Veja também

Cidades e comunidades sustentáveis

Cidades e comunidades sustentáveis

Descubra como o Sicredi contribui para tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Saiba mais
Ação contra a mudança global do clima

Ação contra a mudança global do clima

Descubra como o Sicredi contribui para adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Saiba mais
O ESG e o Cooperativismo de crédito

O ESG e o Cooperativismo de crédito

Descubra como o Sicredi contribui para o trabalho decente o crescimento econômico.

Saiba mais