Educação de qualidade
Voltar ao início

Educação de qualidade

Escrito por: Prof. Dr. Marcelo Langer, Especialista em Desenvolvimento Sustentável

A educação de qualidade concebida pela Agenda 2030 e especialmente pelo seu ODS 4 vai além do processo formativo pedagógico escolar. Ela busca promover a formação equitativa, inclusiva e igualitária da cidadania de cada criança, jovem, adolescente e adulto, com participação ativa de diversos atores sociais promovendo o engajamento do aluno no processo formativo e na cidadania. Para que as lições aprendidas possam ser aplicadas a todas as atividades diárias, despertando e fortalecendo o seu senso de pertencimento da população, sua inclusão no mundo e nas decisões da governança pública do município, estado e nação.

No Brasil o ciclo educacional contempla responsabilidades de governo desde as primeiras idades da criança com creches e escolas infantis, os populares jardins de infância, até a formação profissional técnica ou universitária, com programas de graduação e pós-graduação. Uma criança pode realizar todo esse ciclo em instituições públicas. Para garantir a formação básica e fundamental com equidade e qualidade, o processo de ensino e formação educativa brasileira está amparado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Entretanto, apesar dos esforços, o Brasil, em 2019, ainda apresentava 11 milhões de analfabetos, cerca de 6,6% da nossa população. E a evasão escolar infantil, em 2021, foi de 5 milhões de crianças, que abandonaram os programas nacionais de ensino e aprendizagem infantil. Se esse quadro não for revertido, causará a manutenção dos índices de analfabetismo em jovens e adultos.

Há muitos desafios para o governo brasileiro referente à educação de qualidade, seja ela municipal, estadual ou federal. Atualmente o grande desafio do governo é garantir qualidade igualitária a todas as instituições de ensino básico e fundamental e a todas as que oferecem programas de capacitação e formação técnica e universitária.

O Sicredi por meio do seu Programa A União Faz a Vida (PUFV) vem atuando de forma efetiva no processo educacional brasileiro. O programa tem 27 anos de existência, está presente em mais de 470 cidades em 11 estados brasileiros e conta com mais de 2.600 escolas participantes. Nesse período já atendeu mais de 3,7 milhões de crianças e adolescentes, e apoiou a formação e capacitação de mais de 180 mil educadores ativos.

O programa possui uma metodologia participativa, por meio de pedagogias ativas, estabelecida por projetos, baseada nas expedições investigativas e na articulação entre alunos e professores, de forma engajadora, ativa, baseada em vivências e no protagonismo dos alunos, transformando de agente passivos que recebem o conhecimento a cidadãos ativos capazes de buscar o conhecimento, compreendê-lo no contexto de sua realidade e desenvolvendo neles a percepção de capacidade de atuação e transformação positiva de suas condições sociais.

A metodologia do PUFV estabelece um processo de ensino-aprendizagem interativo e proativo, onde leva o aluno a despertar interesses sobre o mundo a sua volta e busca construir um aprendizado sólido e com referências de civilidade. E o PUFV vai além da formação educativa intelectual, pois promove na criança, desde cedo, a formação de múltipla dimensão, como física, social, emocional e simbólica.

Com o PUFV o Sicredi assume um papel importante na construção de sociedades mais justas, inclusivas, equânimes e ativas para o Desenvolvimento Sustentável. O PUFV tira a criança e o educador dos limites das escolas e os transporta para o mundo, possibilitando a aplicação de seus aprendizados em momentos reais de suas vidas, junto à família e à comunidade.

De forma contínua, o Sicredi por meio do PUFV, desenvolve comunidades de aprendizagens, com ações e atendimento a diversos atores sociais. O PUFV tem propiciado a capacitação contínua de professores, por meio do acompanhamento periódico das assessorias pedagógicas, que promovem momentos individuais do assessor pedagógico com o educador.

Por meio de suas ações o Sicredi busca desenvolver o senso comum de pertencimento a seus colaboradores, cooperados e população geral nas localidades onde atua. Pela formação educacional integrada, o Sicredi promove a capacitação qualificada das pessoas e incentiva a formação de jovens e adultos. Desta forma, cria-se cidadãos mais humanos, mais sensíveis de seus papéis na construção de sociedades sustentáveis e engajados nos seus deveres, a fim de agir ativamente na redução das desigualdades sociais e na inclusão social.

O Programa A União Faz a Vida é aberto e acessível a toda a população. Se você é estudante, professor, empresário ou simplesmente cidadão e tem uma visão diferenciada, ou o desejo de contribuir, com ou sem uma ideia pensada ou estruturada, una-se ao Sicredi. Venha ser nosso parceiro. Venha nos ajudar a transformar realidades e o destino de muitas pessoas, crianças, jovens e adultos.

O Sicredi acredita que somando esforços, para a geração de processos educativos de qualidade, para o desenvolvimento de conhecimentos e o desejo de espaços educacionais integrados, com convivência mais humana e feliz, toda a população poderá contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

Não fique de fora, traga sua ideia. Ajude o Sicredi a levar o Programa União Faz a Vida (PUFV) a mais locais e cidadãos para além de promover a Educação Brasileira de Qualidade, também fortalecer seus papéis de cidadãos positivos.